Phrik (tailandês) - Tokyo - Japão

 Tokyo em especial é um verdadeiro paraíso para quem gosta de provar não somente comida japonesa mas de vários países, em especial países asiáticos. Só um comparativo, em São Paulo há muitos restaurantes chineses originais de qualidade sim, porem em Tokyo a quantidade é absurdamente maior, sem contar em Yokohama a poucos minutos de Tokyo que possui sua propia China Town (demorou pra pintar uma em SP).
 Restaurantes coreanos idem, alguns poucos no bairro da Liberdade e em maiores numero no Bom Retiro e Aclimação. Porem em Tokyo existe uma Korean Town no bairro de Shin-Okubo, logo na saída da estação de mesmo nome. Restaurantes, bares, karaokes, casas de shows tudo com temática da cultura coreana. O grande destaque que dou para restaurantes chineses e coreanos de São Paulo se compararmos com Tokyo é a qualidade que acho que está equivalente, e o tamanho das porções daqui que são bem fartas, em Tokyo é raro achar algum restaurante que tenha porções grandes.
 Outros restaurantes abundantes em Tokyo são indianos e tailandeses e com menor numero mas presentes são da cozinha do Vietnã, Camboja, Taiwan, Miyamar, Malásia, Indonésia, Filipinos entre outros. Mais interessante ainda é quem prepara, em sua grande maioria são imigrantes dos países de origem, mas com uma ressalva, eles dão uma maneirada na pimenta porque japonês é um povo bem fraquinho para pratos apimentados comparando com dos vizinhos asiáticos. Porem em muitos casos é só pedir o "original" que eles capricham mais na ardência do prato e foi isso que fiz no Phrik, restaurante tailandês de Tokyo.
 A estoria foi assim; estava la eu de madrugada no hotel em Ikebukuro (zona norte de Tokyo), era 1 da manha e neste dia eu havia almoçado tarde então a fome só bateu no começo da madrugada. Mas onde ir? A maioria dos locais fechado já, então decidi dar uma pesquisada rápida na internet esperando encontrar algum local aberto. Então encontrei este tailandês que ficava a poucas quadras do hotel, estava bem frio, fazendo -3C mais ou menos.




 Cheguei congelando no Phrik, e realmente estava aberto, o restaurante funciona em um horário bem pouco convencional, das 16 ate as 3 da manhã.


O menu como de praxe em muitos restaurantes asiáticos é bem extenso, nas fotos uma pequena amostra.



 O prato que escolhi (foto de baixo) foi o de cima a esquerda, o Gen Phet Den, um ensopado de carne de porco a base de curry mas com leite de coco, gengibre e outras especiarias tailandesas.


 Eu pedi para preparar ao gosto tailandês, como estava frio eu me empolguei porém uns minutos depois esperando comecei a me arrepender, o negócio iria vir pegando fogo. A cozinheira tailandesa não falava uma palavra em japonês então o garçom fazia a tradução.


Só dava eu la em plena 1 da manha porem apareceu uns 2 clientes com pedidos para viagem.


 Eis que chegam o prato, acompanhado de gohan (sim não era arroz tailandês). 


 Conforme minhas expectativas o prato estava bem apimentado, mas bem saboroso. Após umas colheradas esqueci que estava -3C e tirei a blusa. Esquenta muito! 


 Não sei se na foto aparenta mas havia muita comida, e eu não comi tudo, dava para duas pessoas ali tranquilo, algo raro no Japão onde os pratos são de tamanho reduzido só para uma pessoa. No fim falei para o garçom que estava muito boa a comida, e ele gentilmente traduziu para a cozinheira que com um sorriso agradeceu em tailandês. Paguei a conta e voltei para o hotel sem um pingo de frio.

Endereço: Ikebukuro 2-62-6 1F, Toshima-Ku, Tokyo

Comentários