Paraibuna - SP


 Segundo o guia de Paraibuna " Os primeiros habitantes desta cidade foram os índios Tamoios que deram ao lugar o nome de Paraibuna, que significa 'rio de água escura ou turva'. Em 1617 já era habitada pelos portugueses, mas somente fundada em 13 de junho de 1666, dia de Santo Antônio, santo padroeiro da cidade." 
 Para quem quer conhecer uma cidade típica do interior quase parada no tempo eu acho uma parada obrigatória, fica relativamente perto de São Paulo, a beira da Rodovia dos Tamoios, mais ou menos 124 km.




 O Mercado Municipal (fundado em 1880) com certeza é um ponto obrigatório da cidade. Com varias lojinhas interessantes e em especial a parte de alimentação onde almoçamos. 





 O centenário pastelzinho de milho do Manézinho, é algo único, o gosto da massa diferencia de outros tipos de pasteis que já comi, fica impossível comer somente um, é serio. (deep fried corn pastel)





 Um prato famoso de Paraibuna, considerada berço da culinária caipira de SP e MG, é o fogado, acredito que poucos locais fazem a moda antiga, o que comi foi do Restaurante do Luiz lembra muito o picadinho que comemos na capital paulista mas muito melhor que qualquer um. Pode se optar por prato raso ou prato fundo, dependendo da fome. (fogado is a old style dish made with beef meat, sides are salad, rice and beans)







Comentários

  1. eu sou nascido em Paraibuna em 1959 no bairro do Pinharzinho familha dos Alvarenga meu nome è Eliseu Lopes Alvarenga moro em Sao Miguel Arcanjo PS

    ResponderExcluir

Postar um comentário