Restaurante Amazônia

 Uma raridade em São Paulo e acredito que em outras capitais do sudeste, a culinária paraense é uma experiência única por seus ingredientes locais que reproduz sabores diferentes das de outros estados brasileiros.
 (Traditional dishes from state of Pará)
 Por sorte estavam servindo o buffet no jantar, até torço para possam manter pois oferece uma variedade de pratos por um preço fixo. 

 Todos os pratos foram acompanhados com arroz de jambu, erva típica da região, mas para quem quiser ha o arroz branco normal. Começando pela caranguejada, prato com textura macia e seca. (jambu with rice and dried crab meat)



 Acompanhamentos interessantes, farinha d'água (kind of manioc flour) que tem não somente a cor mas um gosto diferente das farinhas de mandioca consumidas em São Paulo, misturada com pratos caldosos fica excelente. Abaixo da farinha, uma farofa da mesma farinha d'água puxada na manteiga que estava muito boa também e o molhinho de pimenta com tucupi que também achei diferente de qualquer outro molho de pimenta brasileira. 




 Uma pena que não tinha tucunaré mas em compensação um dos peixes mais consumidos no estado do Pará, o filhote que foi preparado cozido, lembrou uma moqueca capixaba na aparência. Peixe macio, filé alto e suculento, foi um dos que mais gostei. (stewed of filhote fish and jambu rice)



 Vatapá do Pará, feita com camarão, de consistência cremosa estava excelente. (vatapá is a stewed made with coconut milk and shrimp)



 Maniçoba, a feijoada deles onde no lugar do feijão vai folhas de mandioca cozidas por dias para que se elimine o veneno. É diferente e ao mesmo tempo se tem noção de que esta comendo uma feijoada, uma pena que estava puxada no sal acima do que gosto, acabei não sentindo o gosto real do prato, ou ele é assim mesmo salgado, não sei. (maniçoba look like feijoada but with manioc leaves replaced black beans)



 Pato no Tucupi, foi o prato que mais senti a diferença de sabores, aquele prato que da a sensação de nunca ter comido nada parecido. A carne de pato preparada junto com folhas de jambu e o tucupi que da o gosto ácido ao caldo e que também provoca uma leve dormência da língua, incrível. A carne de pato bem cozida, é macia e de gosto mais pronunciado se compararmos com a de frango. (famous and curious dish of Pará, its duck stewed with greens and tucupi, the tucupi effect makes your tongue gets numb)



 Caruru paraense, feito com camarão e quiabo também gostei bastante. Acho que foi o prato com gosto mais sutil de todos que provei onde o quiabo ajuda a dar uma pequena liga ao prato, casou perfeitamente com o arroz. (another stewed made with okra, shrimp and manioc flour)












Comentários