Pastéis de Belém - Lisboa - Portugal


 Bem localizado na rota turística do bairro de Belém, e tendo a exclusividade do nome pastel de belém por serem os criadores, o local é uma visita quase obrigatória por ser parte da cultura culinária portuguesa.




 Estufas recheadas de salgados e doces, interessante ver samosas de origem indiana, confesso que pintou curiosidade de provar porém preferi focar em opções locais.





 O Pastel de Bacalhau que é talvez o nome original do bolinho de bacalhau estava com massa macia, bacalhau idem, sem estar fibroso ou muito salgado. O Croquete de Carne foi a outra pedida e confesso que mesmo tendo provado versões portuguesas e brasileiras não acho muita graça neste salgado. O problema de ambos os salgados é que são servidos na temperatura ambiente, então imaginem em pleno inverno comer um salgado assim.
 Nota: 3,5/5 (pastel de bacalhau) / Nota: 3/5 (croquete de carne)





 Pastel de Belém, simplesmente incomparável. Confesso que tenho um pouco de receio desses locais "antigões" pois as vezes com o passar das gerações que assumem o comando, facilmente pode se perder a qualidade e viver apenas do nome. Aparentemente isso não ocorreu aqui, os pastéis vem com recheio morno, cremoso, com doçura e leveza que nunca encontrei em outras versões provadas.
 Nota: 5/5



 Mesmo em um local tão famoso e turístico preserva bons preços, queria que muitos locais por aqui fossem assim.




Comentários