Thai Esan - São Paulo - Brasil


 Um autêntico restaurante de comida tailandesa (ainda que tenha alguns pratos chineses) em São Paulo e especificamente no bairro da Liberdade. Agradecimentos ao meu amigo Rodrigo por ter me indicado este local, realmente mesmo frequentando bastante a região passaria batido, até mesmo pela localização do restaurante, isolado do fervo alimentício do bairro. 




 O pad kra pao moo é um dos pratos que mais gosto da cozinha tailandesa, onde a carne suína moída ou cortada na ponta da faca é refogada com manjericão tailandês, molho de peixe e de soja, pimenta etc. E no esan é servido uma versão parecida, que acho que é com lula, enfim, perguntei se poderiam fazer a versão com porco e a resposta foi sim para minha surpresa. Porém na falta de ingredientes locais o prato ficou com gosto de comida chinesa. 
 Nota: 3,5/5



 Pad prik ou phat phrik (no meu esta escrito pad prig). A culinária tailandesa é bem extensa com forte influência chinesa já que é o país com maior numero de imigrantes chineses no mundo, mas seus pratos tem características bem propias, este prato nunca havia provado antes mas uma rápida pesquisa vi que ha presença do curry vermelho o que sinceramente não senti, mas sim a presença de folhas de limoeiro kafir o que da um toque tailandês, mas no geral o gosto do prato lembra mais um prato chinês.
 Nota: 3,5/5



 Agora sim onde comecei sentir o gosto de comida tailandesa, o green curry é bastante similar ao encontrado na Tailândia e a possibilidade de reproduzir o prato por aqui é por causa das pastas de curry tailandês disponíveis em algumas lojas de produtos orientais. Ainda que esteja longe de um bom curry verde que você pode comer em Bangkok por exemplo, pela falta de muitos ingredientes frescos que compõe o prato, da pra ter uma ideia do gosto do mesmo.
Nota: 3,5/5



 Som tam ou green papaya salad, eu acho que dificilmente colocaria alguma salada entre o top 10 de pratos de determinado país mas esta salada com certeza estaria em um ranking de melhores pratos tailandeses. A reprodução é muito fiel com o gosto cítrico, doce e apimentado juntos, só uma pequena ressalva para as lascas de mamão verde, as versões que provei na Tailândia era menos duras, talvez pela qualidade de mamão serem diferentes em ambos países, mas só um pequeno detalhe em um prato que esta reproduzido 100%.  (um detalhe é que ultimamente não estão servindo o prato com camarão, mas sinceramente não faz muita diferença).
 Nota: 4,5/5



 Para acompanhar os pratos acima, os que não vem com arroz, o thai stick rice é um arroz bem glutinoso onde você pega com a mão pequenas porções e faz pequenos bolinhos pressionando gentilmente e depois pode comer puro ou melhor usando o pequeno bolinho para ir molhando nos pratos pedidos como se fosse um dip sauce. Este arroz é muito comum no Laos (também origem do papaya salad) e foi amplamente difundido na região de Isaan, nordeste da Tailândia então não é achado em todo restaurante.
 Nota: 5/5



 Preço excelente pelo tamanho das porções que vem com duas a três vezes o tamanho das encontradas na Tailândia.









Comentários