Manioca - São Paulo - Brasil


 Entre muitos passatempos que são afetados por essa pandemia que assola o mundo, visitas a restaurantes certamente é uma delas, tive o privilégio de visitar o Manioca a poucos dias do primeiro caso do covid-19 brasileiro e espero que tão logo possamos todos a voltar a nossas vidas normais. 
 O Manioca foi uma aposta de evitar mais uma decepção em restaurantes assim, restaurante brasileiro moderno que flerta com a alta gastronomia (ou não). O que me chama atenção são pratos com elementos mais brasileiros possíveis, e com isso em mente ajuda a focar no que escolher.
 Contemporary/fusion brazilian cuisine.




 Começando pelo prato que esperava mais, o picadinho tem sido um bom pedido já que muitos restaurantes com proposta contemporânea tem sua versão. O prato pode soar como algo trivial, porém repare quantos preparos nesta versão do Manioca foi preciso para composição do prato, são 6 preparos e cada um tem de estar bem feito. A gema mole do ovo ganha pontos comigo, onde ela combinaria diluída na farofa, no caldo do picadinho que estava com o ponto do sal um pouco acima do meu gosto mas decidi quebra la em cima do arroz que é integral e já esperava estar mais ressecado. A banana assada da um toque adocicado, a couve passada rápida no fogo mantem sua textura e cor, os pedaços de carne super macios, só acho que o arroz integral destoa do conjunto, um simples arroz branco cairia melhor. 
 Picadinho is a classic, chopped beef with sauce, rice (they use integral rice), styr fried kale, baked banana, poached egg and farofa. The beef was a little salty for me and the integral rice doesn't suit with the dish.
 Nota: 7,5/10



 Costela de porco, mandioca e cebola na brasa, gostei do nome do prato, sem homenagens ou nomes estranhos. Não só do nome mas é um prato que achei incrível, a mandioca que acredito ter sido cozida primeiro é moldada e levada na brasa, com isso forma- se uma crosta em seu exterior e por dentro preservando a consistência macia. o molho holandês complementa no gosto desta parte 1 do prato. A segunda parte é a costela suína, super macia, dava pra quebrar as fibras da carne no garfo que é banhada com um espesso molho e cebolas ao seu redor. Um prato perfeito na textura e sabor, uma combinação que nunca tinha provado e gostei bastante.
 Grilled pork ribs with cassava. 
 Nota: 10/10



 Agora entrando na seção de sobremesas, um dos mais pedidos é o segredo do bolo, que é um bolo de chocolate e brigadeiro acompanhado de sorvete de leite ninho. Achei uma sobremesa bem pesada, doce demais, consistência espessa demais do bolo, o tanto de doce do bolo faz o gosto do sorvete sumir. 
 Nota: 6/10



 Por outro lado, uma sobremesa que não esperava muito mas gostei bastante foi brownie de chocolate branco com frutas vermelhas e sorvete de iogurte. Bem mais leve que o bolo de chocolate, acho que combina bastante por exemplo como complemento do prato da costela que tanto gostei, uma sobremesa refrescante onde cada um dos dois elementos se complementam. 
 Nota: 9/10



 O preço logicamente proporcional ao tipo de estabelecimento, vale a visita.




Comentários