Ikan Tude Manado - Jakarta - Indonesia


 Ao visitar uma grande cidade de um país ha a possibilidade de poder se deparar com restaurantes especializados em comida regional e em Jakarta tem um restaurante da culinária de Manado, região ao norte da ilha de Sulawesi que acredito ser difícil um dia fazer uma visita mas eles tem um snack que pelo nome quase que me obrigou a fazer uma visita tamanha curiosidade. Cheguei naquele horário entre o café da manhã e o almoço, e é curioso ver um local que serve salgados locais não ter balcão, somente mesas. 






 Se tem um lugar que leva a sério quando o assunto é suco de polpa de fruta é na Indonésia, pedi um suco de manga e simplesmente veio a polpa da fruta pura. A consistência é tão espessa que o canudo usado é o mesmo dos chás taiwaneses com pobá com diâmetro maior. 



 O salgado mais popular de Manado, a panada que até onde sei tem influência espanhola da empanada. Não faco ideia de como um snack tão popular em muitos países da América do Sul parou em terras indonésias, porém a que provei não gostei. A massa parece de pão, é adocicada e lembrou aquelas esfirras com massa super grossa mas no caso a panada é frita. O recheio é de atum desfiado e é bem ressecado, o que facilitou um pouco foi o sambal servido junto não deixando a experiência ficar seca demais. 
 Nota: 4,5/10




  
 Eis o motivo de ter visitado o restaurante, quando soube de um salgado chamado pastel. Fiquei muito curioso em saber como é o salgado que leva o mesmo nome de um dos meus preferidos. A primeira diferença para o nosso pastel é que ele é assado e não frito, a massa é fina, lembra uma massa folheada mas com gosto parecido com da empada. O recheio tinha pedaços de cordeiro que acredito ser refogado. Um salgado que fez valer a visita, se pudesse traria na bagagem para matar a saudade aqui no Brasil.
 Nota: 9/10




 Certamente caso volte para Jakarta o restaurante sera alvo de uma nova visita, para comer mais um pastel e provar pratos locais como os que vão o molho rica-rica que tem até versão de macarrão instantâneo. 


 





Comentários