Hai Somtum Convent - Bangkok - Thailand


 Como opiniões mudam conforme adentramos mais na cultura de restaurantes de uma cidade, em minha ultima visita a Bangkok atualizei meus favoritos, o Hai aqui desta postagem é um. Após dois anos visitando o Som Tam Jay So, que mudou de endereço alias, acabei fazendo uma visita a um restaurante que também tem como especialidade a cozinha da região de Isaam, no nordeste tailandês, inclusive no mesmo bairro que ficava o Jay So.


 Comparando com o Jay So o Hai tem uma estrutura melhor, com salão mais espaçoso, banheiro e sistema de ventilação que mesmo não sendo de ar condicionado é bem eficiente.





 Um trio que aprendi a apreciar muito, começando pelo som tam, a salada de mamão verde. Há variações da salada mas acabei pedindo a tradicional com camarão seco. A importância de bater os fios de mamão no pilão é deixa los macios e é exatamente essa textura que senti, o nível de pimenta achei perfeito, ardido mas não ao ponto de tomar conta de todo o prato, sentia junto com isso o leve adocicado e acidez do caldo. Para combinar também pedi uma porção do kao niew ou stick rice, este arroz glutinoso que não se come com talheres e sim fazendo pequenas bolinhas com a mão e molhando ou não no caldo/molho dos pratos pedidos. 
 Nota: 10/10




 O terceiro elemento é a proteína animal, o kor moo yang que são fatias de carne suína feitas na brasa. 
 Preparado ao ponto, os pedaços de carne macios com sal no ponto e suculentos que podem facilmente ser identificados ao bater o olho. Acompanha um molho apimentado e doce. Acho que a carne suína só não é mais popular no dia a dia no Brasil por ser mau preparada, ha um mito de ter de passar a carne o máximo possível para fins de esterilização, pura besteira. 
 Nota: 10/10




 Tem muita coisa interessante a ser explorada no menu do Hai, que conta com menu em inglês e preço atraente.










Comentários