Issaya Siamese Club - Bangkok - Thailand


 Não é sempre que visito restaurantes modernos, mas nesta última visita a Bangkok com mais dias disponíveis e também por já ter uma pequena noção da culinária tailandesa resolvi me aventurar em um dos mais conhecidos da cidade. Restaurante comandado por um experiente chef que foi participante do famoso programa Iron Chef local e com muita rodagem internacional. 



 O restaurante funciona em um casarão estilo colonial, cercado de vegetação o que faz o cliente se sentir isolado da selva de concreto da cidade. O ambiente interno é bonito e imagino ser bem intimista durante o jantar. Trilha sonora moderna e estilosa, beber água mineral em taça são outros elementos que me deparei no salão. Literalmente me senti o samurai gourmet naquele episódio 8, estava um pouco deslocado naquele ambiente.




 Locais assim em outros países eu considero uma visita apenas necessária, então decidi pedir o que o estomago poderia aguentar. Comecei pela seção de vegetais do cardápio, o nam prik "dalat" tem como elemento principal a berinjela grelhada, de gosto doce, salgado e um pouco cítrico. A berinjela manteve um pouco da firmeza original, achei um começo muito bom. 
 Nota: 9/10



 Para acompanhar os pratos principais, decidi pelo stick rice, o arroz glutinoso já é algo perfeito para comer com pratos com molho e o servido no Issaya é orgânico.



 O primeiro prato foi o goong pad char, camarões graúdos servidos com molho cítrico e apimentado. O molho por ser ralo acaba não pegando nos crustáceos então a cada pedaço que for comer tem de ir passando no molho. Prato bom (e caro) mas não surpreendeu como na primeira vez que provei um tom yum.
 Nota: 8/10



  O moo hanglay é um prato de carne de porco com apresentação interessante, o prato vem a mesa em duas partes, a primeira são com medalhões de lombo todos decorados que são cobertos na frente do cliente com a parte do cozido de curry com carne de porco e gengibre palha. O cozido tem consistência mais grossa que um típico curry tailandês, os pedaços de carne do cozido estavam bem macios, o gengibre palha da um frescor ao prato. O que não curti muito foram os medalhões que não estavam ressecados mas também não estavam com alguma suculência, parecia que destoava do conjunto.
 Nota: 8,5/10




 Um restaurante como o Issaya tem pratos assinatura aos montes mas sempre servindo porções padrão e não de menu degustação com várias sequencias e porções pequenas, confesso que estava bem satisfeito mas ainda dava pra finalizar com uma sobremesa. A releitura de uma clássica sobremesa tailandesa me chamou atenção, o khao niew mamuang ou mango stick rice. Uma fina casquinha amarela simula o formato da manga e dentro há pedaços de manga e leite de coco que ao ser quebrada rega todo arroz salgado glutinoso. Uma mistura de doce, salgado e cítrico que são elementos marcantes da culinária tailandesa presentes em uma sobremesa. 
 Nota: 9,5/10




 Valeu a experiência apesar de nunca ter gastado tanto em um restaurante fora do Brasil. 









Comentários