Wiro Sableng - Jakarta - Indonesia

 

 Quase todas culturas ao redor do mundo tem o costume de grelhar peixes, infelizmente a brasileira é uma das que menos faz isso, talvez com exceção do estado do Mato Grosso. E em geral o pescado é temperado de forma bem simples, apenas sal em geral é o suficiente para extrair todo gosto combinado com a grelha no carvão. Somente no Japão até então havia provado algum peixe feito de forma diferente, a enguia local (unagi) que é grelhada e depois mergulhada em um delicioso molho adocicado e depois novamente grelhada até o molho grudar na carne. Porém tive um blowing mind ao provar pela primeira vez um peixe grelhado em Kuala Lumpur onde o pescado é mergulhado em uma marinada cheio de temperos e meio oleosa antes de ir para grelha, alguns peixes são enrolados em folhas de bananeira para aliviar a agressividade da brasa em contato com a carne delicada. E por isso tinha de provar a versão indonésia do peixe na grelha e foi uma das viagens mais longas que fiz de taxi até hoje no meio do transito caótico de Jacarta.



 O restaurante fica em uma avenida movimentada no nordeste da cidade e em um raio de pouco mais de 1 quarteirão há outros restaurantes parecidos. Eu sabia que o Sableng é ocasionalmente visitado por turistas estrangeiros mas quando fui, em um almoço durante um dia de semana era somente eu o único cliente solitário, a grande maioria presente eram de pessoas de empresas indo almoçar em grupo. E você começa entender ao ver o menu, a maioria dos peixes grelhados são grandes. Diferente do que vivenciei em KL onde eram peixes menores. 



 

 Optei pelo ikan kerapu bakar. Não existe um tipo específico de marinada para peixes grelhados na Indonésia, o gosto do peixe é puxado um pouco mais para o salgado mas com um adocicado de fundo bem leve, a carne estava super macia e úmida e o limão pode ou não dar um toque cítrico, dependendo de você. O tipo de corte empregado no peixe, junto com a retirada das espinhas o deixa com aspecto bem maior do que é pois ambas as partes ficam expostas de um só lado. Acredito que com isso também facilite o processo na grelha. 

 Nota: 10/10


 Para acompanhar pedi um arroz frito com frutos do mar, o nasi goreng seafood. Se eu não tive experiência tão boa com frango em Jacarta, posso falar ao contrário quanto a arroz frito. Mais uma vez um arroz bem feito mas sem o uso de ghee ou margarina, um arroz frito mais estilo chinês com ovos e camarão. 

 Nota: 9/10


 Fico devendo a foto do cardápio desta vez, a foto saiu toda desfocada. O valor do arroz é fixo mas do peixe é por peso.  As postagens de Jacarta terminam aqui, quinta feira já começa o processo de postagens somente neste dia por tempo indeterminado devido a pandemia, foram 4 meses sem comer fora. 

Comentários