Yakitori Cocoro - São Paulo - Brasil

 

 A segunda unidade do izakaya (a primeira unidade chama Ikazaya Cocoro) aberto no bairro da Liberdade foi o local das visitas feitas pelo blog, na região mais concorrida quanto a comida japonesa de São Paulo. 



 As porções típicas de izakaya ficam para próxima, resolvi provar dois teishokus, o primeiro foi o teishoku especial que é servido com takikomi gohan, raro de se ver como opção de teishoku não só por aqui mas também no Japão. O gohan japonês é misturado com shitake, cenoura e frango, bem interessante, apesar de não ter a necessidade de vir a proteína já que o prato acompanha pedaços de karaguê, o frango frito japonês crocante por fora e úmido em seu interior veio perfeitamente no ponto mas eu senti falta de gengibre e sal na marinada. 

 Nota: 7,5/10


 Um prato bem comum no Japão e raro de encontrar em restaurantes japoneses no Brasil, o sutamina teishoku (スタミナ定食) que consiste em fatias de carne suína cortadas bem finas, tipo as que encontramos no gyudon ou em yakiniku. São refogadas com shoyu, sakê culinário etc. um prato nostálgico pra mim pois era figura carimbada nos internet cafés japoneses que eu frequentava as vezes. Quanto aos elementos fixos de um teishoku, sopa + tsukemono que são a base original do teishoku, podemos adicionar o gohan também no formato atual, somente o misoshiru encontrei discrepância em todas visitas que fiz, as vezes ok e as vezes salgado igual o Mar Morto.

 Vamos lá aos outros acompanhamentos, que agora não sei o nome em japonês de tudo, um espetinho frio de carne que é servido frio (já visitei o local quase 10 vezes e falo que teve vezes que estava fresco e nas outras não parecia) mas de qualquer forma não soma muito pra mim, uma salada de maioneses, boa, um pedaço de omelete adocicado, ok e o que mais gosto é um croquete japonês, crocante por fora, macio por dentro, servido com molhinho tare adocicado. Acho interessante fugir da mesmice da maioria dos restaurantes japoneses do bairro que servem sempre as mesmas coisas como sumono de pepino e tofu frio, ainda que tenha algumas ressalvas quanto a manutenção da qualidade de alguns itens.

 Nota: 7,5/10


 Há uma variedade razoável de pratos, muitas porções de izakaya que ainda parece ser a onda atual quanto a culinária japonesa em São Paulo.





Comentários