Sucremanta - Santa Cruz de la Sierra - Bolívia

 

 Para quem gosta de comer comida local, uma vantagem de visitar as maiores cidades de cada país é também poder comer comida de outras regiões, e temos de saber que em alguns países é difícil distinguir se o restaurante serve algum prato de outra localidade então encaramos apenas como comida do país que estamos visitando, porém em Santa Cruz é possível identificar como no caso do Sucremanta, representante da culinária de Chuquisaca, um departamento da Bolívia que inclui a cidade de Sucre. Uma curiosidade histórica foi a imigração alemã na região que influenciou a culinária local, que hoje inclui embutidos e a carne suína como elementos importantes.



 O prato escolhido foi o mondongo, que é um prato de carne suína cozida, onde o espesso caldo é similar ao do picante, prato muito popular no país. Textura da carne estava macia, o molho é levemente picante e bem saboroso, uma pena não conseguido provar as versões do picante disponível, certamente teria sido o melhor que teria comido. Voltando ao prato que acompanha um tipo de milho bem típico, que não sei o nome, ele é maior e na cozinha andina é servido apenas cozido, ficando com aspecto mais esbranquiçado mas no mondongo ele é cozido junto com pequenos pedaços de couro, deixando um visual bonito, contrastando com a cor vermelha do cozido da carne e sem nenhum gosto muito forte, pelo contrário, pois serve para que você o aproveite com o molho do cozido suíno.
 
 Nota: 9/10



 Não é um restaurante barato, até pela localização, que é em uma área mais nobre da cidade, porém vale a pena a visita pois além de poder provar um prato de outra região boliviana, tem qualidade.






Comentários