La Casa del Camba - Santa Cruz de la Sierra - Bolívia

 

 Este foi o restaurante com ares de maior requinte que visitei em Santa Cruz, com um jeitão de churrascaria cara do Brasil pois este prato além de ser muito apreciado, também faz parte da culinária da cidade. Aproveito a postagem para lamentar alguns pratos que não consegui provar durante a viagem, uma versão melhor do picante de gallina já que o que comi no Suarez não me convenceu nenhum pouco, uma versão do ají de lengua e o prato local chamado kjaras que é um churrasco típico com alguns cortes específicos servidos junto com aquele milho grande cozido que já apareceu por aqui. A Casa de del Camba serve também churrasco típico mas um pouco mais parecido com o que conhecemos no Brasil, a diferença fica nos acompanhamentos.



 Foi interesse ver que mesmo em um restaurante mais caro a tradição de servir mandioca com um molhinho de pimenta é mantido, mas aqui no Camba ela vem frita.


 O primeiro prato pedido é um dos que mais representa Santa Cruz, o majao de pato. Já havia provado a versão tostada mas a caldosa achei bem melhor. O sabor da proteína com os temperos diluídos no caldo ficam mais suaves e presentes, o tostado faz sumir um pouco deste sabor. O prato acompanha pedaços de plátano e ovo com gema mole.

 Nota: 8,5/10



 Também provei o churrasco local, escolhi o bife de chorizo que acompanha um gomo de linguiça. As carnes vem em um rechaud então temos de ficar atento para que não passem do ponto desejado. O bife bem macio, saboroso e a quantidade de sal me agradou. A linguiça também bem saborosa. Os acompanhamentos típicos desta versão santa cruzence do churraso vem uma salada que conhecemos bem, com alface, tomate e cebola, mandioca frita e o curioso arroz con queso que é um queijo fresco misturado com arroz branco, bem interessante pois não deixa o conjunto ficar seco demais. 

 Nota: 9/10





  O último prato provado não foi no restaurante e sim em uma das suas unidades de shopping center. Não há um espaço exclusivo, estas unidades do Casa del Camba ficam na praça de alimentação, logicamente com cardápio reduzido em relação ao restaurante. Pedi então a versão do silpancho deles, e tenho de confessar para vocês, nunca imaginei que em uma praça de alimentação de um shopping, cercado pelo caos sonoro ao redor eu daria uma nota máxima a um prato. A aparência do prato parecia ok, nada surpreendente mas não é isso que vale pra mim no final. 
 A carne do silpancho estava perfeita, crosta crocante, carne bem saborosa, a batata idem, crosta bem crocante e sequinha, e interior macio, soma se a isso um arroz perfeitamente bem feito, parecia um arroz a grega mas se não me engano chamam de arroz chino. O ovo com gema mole completa o conjunto impecável. 

 Nota: 10/10


 O preço no restaurante é um pouco caro mas valeu bastante, as unidades dos shoppings possuem pratos mais populares, com preço proporcionalmente mais em conta.





Comentários