A Baianeira - São Paulo - Brasil

 

 Localizado no subsolo de um dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo, ou MASP, o restaurante tem uma proposta de culinária brasileira moderna.



 Para quem nunca visitou o museu, que inclui quem vós escreve, foi uma oportunidade interessante de adentrar um dos cartões postais da cidade. A culinária do restaurante tem uma forte influência de pratos do nordeste do país, com pratos assinatura interessantes como descreverei a seguir.


 Certamente o prato brasileiro mais coberto pelo blog ao longo dos últimos anos, o picadinho é feito com carne de panela é interessante, a carne em si estava macia, mesmo sendo servida em pedaços maiores, não estava ressecada por dentro. Outros elementos do prato também bem feitos como arroz, feijão, a couve rasgada, banana da terra e um belo ovo frito. Mas um prato mais reconfortante do que surpreendente.

 Nota: 8/10



 O baião de dois sirizado é um dos pratos assinatura da casa, na verdade poderia ser acompanhada de arroz branco que pois o gosto do baião desaparece com o gosto do siri e leite de coco, um prato bem interessante. A farofa combina bastante e o creme de coentro pode ou não ser incorporado ao prato pelo cliente, no caso preferi molhar os crocantes de pão no creme e comer separado do baião.

 Nota: 9/10


 Um clássico baiano, o bobó de camarão acompanhado da mesma farofa com manteiga de garrafa do prato acima, e arroz. Gostei da consistência do bobó, é um prato fácil de errar e deixa-lo muito grosso e não foi o caso. O gosto e e cremosidade do bobó casaram bem com o bom arroz, as castanhas de cajú e a farofa.

 Nota: 9,5/10



 A sobremesa provada foi o queijo almenara na chapa coberto com goiabada, acho que foi a versão mais gourmet de um "romeo e julieta" que já comi, interessante.

 Nota: 8/10


 Definitivamente não há preço popular no restaurante mas o blog recomenda uma visita.




Comentários