Restoran Sulam - Johor Bahru - Malaysia

 

 Cheguei a comentar que consegui visitar a cidade de Johor Bahru, ali no sul no país, na divisa com Cingapura, e consequentemente esta posição geográfica também influenciou na culinária local da cidade. O Sulam é um restaurante que possui um pouco desta identidade culinária em seu cardápio, e felizmente consegui provar o curry de cabeça de peixe, prato muito querido na região. As próximas 3 postagens, incluindo esta será sobre o que comi na minha curta estadia na cidade de JB.



 O restaurante definitivamente é frequentado mais por grupos de pessoas, em menor número só havia eu. sozinho em uma mesa e um casal na mesa ao lado. Isso também afeta o cardápio que falarei daqui a pouco. O primeiro prato pedido também inédito aqui no blog foi o otak-otak, um curioso prato de peixe. Embalado em folha de bananeira, o prato é tipo um bolo de peixe com temperos como capim limão e cúrcuma, também nota se a presença de algum tipo de farinha pra dar liga. A versão provada não tem nenhum sabor forte dos temperos, tem uma consistência firme mas a ponto de desmanchar na garfada. Um prato típico da região.

 Nota: 8/10


 O segundo prato, e o motivo da visita ao Sulam foi o kari kepala ikan, ou o curry de cabeça de peixe. Na verdade era pra eu ter comido este prato no almoço, tem um restaurante conhecido na cidade que reza a lenda faz o melhor curry de cabeça de peixe, só funciona no almoço mas ao procurar o restaurante, a chuva fortíssima que caiu na região me fez desistir e ir para um plano b, que será o local da postagem da próxima segunda feira. Ainda me restava a janta, e felizmente havia outro bem afamado restaurante de JB que servia o prato durante a noite. Agora sobre o cardápio, em um restaurante que serve pratos para grupos de pessoas, com sorte alguns pratos possuem meia porção como foi o caso do otak-otak mas o curry em questão quando fiz o pedido, o garçom me deixou na expectativa pois é um prato que geralmente só é servido a porção inteira, sinceramente, não haveria problemas, eu provaria este prato de qualquer forma. Sim, foi a resposta, e a porção provada foi a individual, que acompanha arroz como deveria ser em qualquer curry, não tem acompanhamento melhor. O gosto do caldo do prato é incrível, não somente pelo uso das partes consideradas no ocidente menos nobres do peixe como cabeça e rabo, mas todo conjunto de temperos, nada adocicado ou apimentado, o aromático prato se distancia bastante inclusive da culinária do norte e central da Malásia, tem seu cordão umbilical mais ligado a Cingapura. A quantidade de carne era bem grande e qualidade alta pois são usados neste prato peixes carnudos de sabor suave como a garoupa, o quiabo e berinjela dão enchimento e cores ao prato, não são meros enfeites mas também não são elementos fundamentais. 

 Nota: 9/10



  O preço pode parecer alto, e é para o padrão local, mas os peixes usados neste prato são aqueles menos abundantes como a garoupa.





Comentários