Saleem Mee Goreng - Kuala Lumpur - Malaysia

 

 Quando visito restaurantes durante minhas viagens, vocês que acompanham o blog devem saber que há pontos altos e alguns baixos dos locais visitados. Entre os pontos altos tem alguns momentos de clímax, aqueles onde você sabe que chegou no limite de um prato perfeito e não satisfação maior de quanto acontece isso em uma experiência gastronômica. O Saleem é um daqueles cozinheiros fodas, um herói anônimo da gastronomia e tive o privilégio de comer a comida dele.


 O mestre Saleem é um pouco tímido mas deixou eu tirar uma foto dele em ação. Confesso que foi um pouco complicado encontrar o restaurante dele, no google maps, aliás no street view o local ainda no dia desta postagem aparece como em reforma, então toda árdua caminhada que fiz, saindo da estação Bangsar de metro foi um pouco cercada de expectativa, o local estaria ou não em funcionamento mas digo que sim, a reforma fez um mini complexo de restaurantes, até onde sei antes o Saleem tinha uma barraquinha neste endereço e agora um ponto fixo.


 Começando por um prato típico que pela primeira vez que provei, o mee rebus, é um prato de macarrão com um molho a base de batata doce e vem adicionado de tofu, chalotas frita e um tipo de biscoito bem fino que parecia ser fish cakes mas não tinha certeza. O molho não é forte, desde que você preste atenção se vai comer junto com os pedaços de pimenta que estão no prato.

 Nota: 8,5/10


 Já comentei que o mee goreng faz parte do trio de "yakisobas" da Malásia, inclusive não posso fazer vocês compararem o aroma ou gosto, apenas pelas palavras ditas aqui e imagem, comparem as imagens do mee goreng do Saleem com o do Pelita que já passou por aqui, só pelas fotos vocês já podem sentir o drama da diferença de um mee goreng perfeito e um genérico. A combinação dos ingredientes como tofu, chalotas fritas por imersão, sim basicamente são ingredientes presentes no mee rebus mas como estes elementos conversam com um prato e outro é bem diferente. No mee goreng do Saleem a harmonia de todos estes ingredientes é absurda, eu ainda não sei se a casquinha frita é proteína animal ou não, é levemente adocicada, posso dizer que é um prato praticamente vegetariano mas sinceramente você só se da conta que não tem carne depois de um tempo de tão bom que é o prato. Deixo com vocês as imagens, pura pornografia gastronômica.

 Nota: 10/10



 O prato foi muito barato, muito pela qualidade então prefiro nem falar.


Comentários