Bijan Bar & Restaurant - Kuala Lumpur - Malaysia

 

 A experiência no Bijan foi uma curiosa mistura de decepção com surpresas muito agradáveis, mas vou falar um pouco sobre o restaurante. É um daqueles restaurantes descolados frequentados por turistas com um orçamento um pouco maior e também por locais, como pessoas de empresa que vi fazendo uma confraternização semanal. Em geral locais assim fazem reservas e geram filas na porta, porém não foi o caso, pelo menos no dia que fiz a visita. Localizado no bairro de Bukit Bintang, o restaurante fica no início de uma rua que conta com muitos pubs e bares, perto do fervo mas ainda em uma área tranquila.



 A entrada não é individual mas acabei pedindo mesmo assim, o cucur udang lembra o tempurá nipo brasileiro que encontramos em algumas barraquinhas de comida, falo isso pois a massa é temperada, ao contrário de versões originalmente japonesas. Os bolinhos fritos vieram com erro na fritura, ficaram menos que o tempo necessário com a temperatura do óleo acima e o resultado é a camada exterior crocante e na cor desejada mas com partes da massa em seu interior cruas. O molho que acompanhou o prato contudo estava perfeito, foi o melhor molho agridoce que já comi, feito na casa, mescla um perfeito balanceamento entre o ácido e o doce.

 Nota: 7/10 (seria algo como 5,5 pela fritura e 10 pelo molho)



 Não podia deixar de provar o nasi lemak da casa. O arroz estava bem aromatizado com leite de coco e a mistura bem pensada do sambal com as anchovas estava incrível, um sambal com um doce e apimentado misturado com o salgado das anchovinhas resultou em uma combinação perfeita com o arroz.

 Nota: 9/10


 Para acompanhar o nasi lemak, já que o menu cada elemento é pedido a parte, pedi o rendang tok ou beef rendang que é um dos mais marcantes pratos da Malásia e Indonésia. Em teoria os pedaços de carne bovina são cozidos por um longo período numa mistura de especiarias e leite de coco. A versão do Bijan tinha alguns pedaços da carne meio duras e fibrosas, apesar do molho gostoso, porém em um restaurante deste nível é o nível de decepção é bem maior do que em um restaurante popular.

 Nota: 6,5/10


 Por isso acho interessante visitar restaurantes com comida local de níveis diferentes, muitas vezes um local pomposo, moderno, intimista entre outros adjetivos, não vai ter uma comida tão melhor do que um restaurante popular. 





Comentários