De.Wan 1958 - Kuala Lumpur - Malaysia

 

 Pra mim ainda é difícil distinguir o que é um restaurante fino e um moderno pois as vezes ambos se misturam. Tem restaurantes finos mais clássicos com receitas tradicionais feitas com ingredientes de alta qualidade e técnicas culinárias, em teoria devem entregar o melhor de um determinado prato, os finos modernos tem as chamadas releituras de pratos e também esta presente a culinária fusion onde a casa busca em outros países ou até mesmo regiões do mesmo país ingredientes para sua cozinha. E tem os restaurantes modernos que muitas vezes tem preços mais acessíveis e buscam a criatividade com seus pratos assinatura, que também estão presentes nos restaurantes finos. Então tudo isso pra eu poder falar que o De.Wan é um restaurante fino moderno focado na culinária da Malásia, onde alguns pratos tradicionais tem toques pessoais do chef e outros clássicos feitos com ingredientes de alta qualidade.


 E onde entra a alta gastronomia no meio disso tudo? Bem alta gastronomia, é quando o restaurante entrega para você um prato que representa o melhor dos melhores, uma mistura de técnica apurada na produção e ingredientes de qualidade, ambos resultam na qualidade final e qualidade esta que você acaba não conseguindo comparar com outro mesmo prato até então, mesmo que o tenha já provado dezenas de vezes em outros restaurantes. 


 O restaurante conta com duas unidades na cidade de Kuala Lumpur, ambas dentro de complexos comerciais o que de certa forma resolve alguns problemas para restaurantes deste porte, o de estacionamento, sem precisar de manobristas, e também de não deixar seu cliente largado ao tempo caso haja fila de espera.


 Pela primeira vez vamos avaliar uma cortesia, o rempeyek é um snack frito por imersão originária da Indonésia mas assim como o famoso beef rendang, também tem sua versão local. Não tem uma receita certa para o snack, mas basicamente é uma massinha, aromatizada ou não, com alguns elementos encrustados. Na versão do De.Wan havia anchovinhas e amendoim. Eu comi esse snack antes dos pratos escolhidos chegar, durante e depois de terminar a refeição principal. O sabor é bem marcante, a fritura sequinha e crocante com a espessura fininha não o deixa pesado e você acaba comendo mesmo, eu pelo menos praticamente acabei com esse cestinho que serviria duas pessoas.

 Nota: 10/10


 Escolhi dois pratos com proteína, o primeiro foi o daging rendang tok wan, o famoso beef rendang, pedaços de carne bovina cozidos lentamente com especiarias e leite de coco. Versão da casa estava impecável, o molho saboroso e bem espesso cobria os pedaços super macios da carne. A porção como outros pratos da casa não vem com acompanhamentos. 

 Nota: 10/10


 Há uma seção de pratos com lula no cardápio, e escolho o sotong sambal petai que são pedaços carnudos de lula cozidos com pasta de pimenta e elementos aromatizantes como o capim limão. O nível de pimenta não atrapalha você sentir outros elementos do cozido, como o leve salgado e adocicado e o toque ácido do capim limão. O ponto das lulas perfeitos, mesmo com os anéis do molusco terem sido cortados mais grossos do que o normal. 

Nota: 10/10


 Para acompanhar eu pedi um dos tipos de arrozes disponíveis e é de praxe ser servidos dois tipos, o nasi telur terengganu e o nasi pandan delima, este ultimo aromatizado com folhas de pandan durante seu cozimento. Ambos bem gostosos, qualidade final do cozimento e dos grãos usados. Porém como acompanharam pratos com molhos bem marcantes, seus elementos aromáticos desaparecem, então o aproveitamento deles seria mais interessantes com pratos sem molho como uma fritura por exemplo.

 Nota: 9/10



 O extenso cardápio me surpreendeu, é um risco ter um cardápio longo assim pois a manutenção do frescor de cada ingrediente de cada prato, execução pela equipe e não ter discrepância de qualidade não é nada fácil, porém todos pedidos feitos mostraram um alto nível de qualidade.




Comentários