Nyonya Colors - Kuala Lumpur - Malaysia


 A Nyonya Colors é uma rede que vende doces típicos da Malásia, a postagem cobriu a rede em dois locais diferentes. Curioso que inicialmente o local não era alvo de visita e por acaso durante meu passeio no shopping da Petronas Tower me deparei com uma das unidades, e de imediato me interessou por estar ligada a formação da culinária local.



 É interessante falar um pouco sobre a cultura Nyonya, que talvez em uma tradução mais clara para o português, seria algo como cultura mestiça. Assim como no território brasileiro, antes da chegada dos portugueses havia pessoas vivendo já há alguns milhares de anos e no território malaio não era diferente, já havia um povo lá estabelecido, inclusive com organização social e cultural. 



 Por volta do século XV, mercadores chineses começam a se estabelecer no pais, na região de Malacca, que era parte de uma importante rota comercial na época. Com isso começam a surgir os primeiros casamentos entre mercadores chineses e mulheres locais. Não só a miscigenação genética começa e ficar mais variada no país, mas também elementos da culinária chinesa começam a ser introduzidas no país. Lembrando que devido a importância comercial da região, primeiro foi invadida por portugueses, depois holandeses e por fim ingleses. E foi com os ingleses que outro povo foi introduzido no país, os indianos, que foram levados ao país pelos ingleses como mão de obra na construção de ferrovias. E ai que entra o terceiro elemento importante na culinária Nyonia, vindos com os indianos. A bebida tomada no Nyonya Colors é um exemplo, o teh tarik de influência indiana.


 Os doces vendidos são pequenos, o que facilitou muito mesmo eu poder ter conseguido provar a maior variedade que pude. Não vou avaliar um por um e sim falar um pouco do geral. Alguns elementos muito importante nos doces, o coco, as aromáticas folhas de pandan que dão a cor verde e aroma, ovos e logicamente o açúcar. Gostei da maioria dos doces, somente um que tinha gema salgada achei meio estranho. A nota então vai para a experiência como um todo de poder através da comida poder ter tido um pouco mais de contato com a cultura local.

 Nota: 9/10











Comentários