A França teve um peso enorme na organização de uma cozinha profissional e dos estudos no mundo da gastronomia, mas pessoalmente, não é uma cozinha que eu tenha grande atração, mas acho sim interessante provar alguns pratos mais populares. O Le Jazz foi o restaurante escolhido para estreiar a culinária francesa aqui no blog.
O que mais chamou atenção no restaurante é algo que os franceses exigem bastante no ensino superior em gastronomia, o serviço. Funcionários bem treinados, e atentos, serviço rápido, eficiente, desde o pedido até a hora de pedir a conta. A cozinha também demonstrou talvez a maior demonstração de hospitalidade que já presenciei em um restaurante. Todos os pratos provados foram divididos para duas pessoas, com isso a própia cozinha previamente dividiu os pratos em porções separadas.
O filé a la moutarde, o filé mignon grelhado vem coberto com um molho a base de mostarda dijon, com manteiga que é um elemento muito comum nos pratos franceses. Acompanha folhas de mostarda e batata frita. O molho é bem agradável, a carne perfeitamente grelhada. Lembrando que a foto é referente a meia porção, previamente dividida pela cozinha de forma gentil.
Nota: 8,5/10
L'entrecôte, talvez um dos pratos mais populares da França em São Paulo, que seria na tradução mais simples, um bife com batata frita. Ponto da carne mais uma vez perfeito, a salada acompanha um molho da casa bem interessante. A foto do prato demonstra bem a porção para 1 pessoa gentilmente dividida.
Nota: 8,5/10
O cassoulet foi o prato que menos me empolgou. O cozido de feijão branco com confit de pato e linguiça. Eu esperava um prato mais potente em sabores, um pouco mais de sal poderia ter ajudado no apecto gustativo do prato.
Nota: 6,5/10
Por fim outro prato frances popular, o boeuf bourguignon. O prato a base de carne bovina cozida no vinho tinto e bacon, de consistência macia, de desmanchar no garfo. O gosto do prato é marcante e robusto, gostei muito. O molho aliás combinou bastante com o pure de batatas.
Nota: 10/10
Para quem não teve ainda contato com a culinária francesa, recomendo. Sem frescuras quanto ao tipo de roupa que você estara vestindo, valor dos pratos, em sua maioria abaixo dos 3 dígitos.
Comentários
Postar um comentário