Praticamente todos países que possuem macarrão em sua culinária (países da Ásia) têm influência chinesa, e nas Filipinas não é diferente. Alguns pratos populares no país são derivados de pratos chineses como o pancit canton, versão local do chow mein, ou yakissoba aqui no Brasil. O lumpia é derivado do rolinho primavera, e tem o pancit palabok, um prato de macarrão de arroz, coberto com um molho de cor laranja, com aspecto visual semelhante do bisque, sopa de origem francesa.
Se a influência do macarrão é chinesa, o prato em si é autenticamente filipino, com seu molho a base de cascas de camarão moída, coberto com pedaços de carne suína e ovo cozido. Não podia deixar de provar este prato, então visitei o Jollie Dada's, que produz o pancit palabok há décadas.
O pancit palabok pedido já estava pronto e montando em embalagens para viagem, não sei se começaram com esta pratica agora, mas fez diferença. Primeiro ter um mínimo de apresentação, e segundo que os elementos já previamente misturados pode afetar texturas, por exemplo a carne suína é frita e perde se elementos crocantes, o macarrão de arroz é delicado e em contato com molho quente pode deixa lo mais mole do que deveria estar, o molho contudo é muito bom, sabor presente, não há gosto forte de camarão, mas você sabe que tem camarão. Uma pena terem mudado a forma de servir o prato para quem vai comer no local, somente focado em praticidade.
Nota: 7,5/10
Valor do prato por volta de 100 pesos.
Comentários
Postar um comentário