O bún riêu é um tradicional prato de macarrão com sopa que nunca havia provado, cuja base da sopa é feita de caranguejo e tomate, a ida ao restaurante me proporcionou também uma das mais chocantes experiências que tive com comida até hoje.
Há algumas variações do prato, a pedida foi o bún riêu cua, com carne de caranguejo, e acredito ser uma das mais populares. Primeiramente sobre o caldo, que é um pouco adocicado por conta do caranguejo e levemente ácido por conta do tomate, equilibrado, interessante. O macarrão é o de arroz, e parece muito com o usado no pho, o prato ainda vem composto de proteínas, um tipo de almôndega de carangueijo, muito bom, um embutido local, aqueles de peixe, e um enorme pedaço de pudim de sangue, que entendo ser parte da alimentação da culinária asiática e tenho apreço por isso, mas não é para meu paladar, e foi o item que ficou pelo caminho no prato. O prato ainda acompanha broto de feijão e flor de baneira servido a parte.
E agora sim, a parte que me deixou chocado estava em um pequeno pires, com uns molhos, que vocês conseguem ver na foto abaixo, entre eles um roxo. E a palavra pungente seria a que melhor combinaria com este momento, e preciso falar que gosto de alimentos fermentados, posso citar o kimchi coreano, os derivados de soja como o shoyu e a pasta de miso, enfim mas nada deste nivel, um gosto literalmente pútrido que me deixou até desnorteado por alguns segundos. Eu olhei ao redor depois desta experiência insana, todos clientes (locais) numa boa, e terminei o prato sem encostar no pires dos molhos e também no pudim de sangue.
Nota: 7,5/10
Há algumas legendas em inglês no cardápio, o que pode ajudar nas escolhas.
Comentários
Postar um comentário