Boboy - Tashkent - Uzbekistan


 Este interessante restaurante fica dentro do Tashkent City Mall, localização bastante conveniente para combinar um passeio com almoço ou jantar. 



 Meu primeiro pedido ia ser a porção de cheburek, aqui servidos em seu tamanho tradicional, menores do que aquele impressionante que havia comido no Afsona. Contudo, pra minha infelicidade havia acabado. Então pedi uma porção de somsa, esta versão da casa praticamente uma esfirra, a massa macia, a carne de cordeiro processada no ponto que se prepara uma kafta, agradou mas o resultado ficou bem mais proximo de uma esfirra do que uma somsa tradicional.

 Nota: 8/10



 A refeição principal, a sopa chuchvara, sopa tradicional que é servida com essas massinhas recheadas, provavelmente mais um prato com influência chienesa, que tem sopas semelhantes. Casa unidade é recheada com carne de cordeiro, o caldo a base de vegetais combina com as massinhas com carne, que também podem ser passadas no qatiq, o iorgute local, dando um sabor mais ácido e denso, que acompanha o prato.

 Nota: 8,5/10



 Havia comentado que não havia compreendido bem o termo milly taomlar, pois esta porção de doces locais leva este nome. Alguns lembram doces árabes, mas são menos doces dos que encontramos aqui no Brasil, há um doce de arroz bem gostoso, e quero destacar este redondinho, chamado de oreshky, pois em todo local via para vender, no Bazaar Chorsu, nos cafés que visitei, em lojas de conveniência, também na seção de panificação do Restaurante Anjir, enfim é um doce cuja massa leva nozes, e o recheio é de doce de leite, sim é um doce que na hora que você come te transporta para o Brasil, lembra bastante os doces recheados com doce de leite daqui, bem interessante. Todos os doces excelentes, levei uma porção na viagem de volta para Dubai, e comi no hotel antes de seguir viagem.

 Nota: 10/10



 O lado ruim de cardápios em QR é que assim que mudam algo, ficam inválidos. Prevendo isso, consegui printar os pratos do pedido, e também o cheburek que ficou só na vontade. Este é o último local de Tashkent, que o blog teve prazer em poder compartilhar um pouco da cozinha do Uzbequistão, uma cozinha muito interessante.






Comentários