Upali's by Nawaloka - Colombo - Sri Lanka

 

 O ótimo restaurante especializado em cozinha cingalesa fica ao lado do Parque Viharamahadevi, ponto turistico da capital, que então pode ser combinado um passeio com almoço, muito conveniente para o turista.



 O restaurante segue uma linha mais tradicional, muitos pratos do cardápio relativamente extenso você encontrará em restaurantes mais populares. E por ter uma variedade grande de pratos, pode ser que algo que eles produzam talvez não seja tão bom, mas é apenas uma teoria minha dos cardápios extensos.


 Após o pedido dos pratos, foi servido um tipo de couvert, composto de um tipo de pastelzinho frito (papadam), sardinha desidratada e o pol sambol, um tipo de acompanhamento muito popular que é feito a partir de coco ralado batido com pimenta em pó, suco de limão e sal. Um acompanhamento refrescante com um leve toque de ardência da pimenta.


 O primeiro prato provado foi o kottu, um interessante prato onde pães do tipo roti são cortados em tiras, dando formato de macarrão. Prato preparado na wok, sob alta temperatura, a mão dos singaleses para tempero realmente me surpreendeu em quase todos pratos provados, muito sabor, uma leve ardência de pimenta, e a textura do kottu lembra bastante a de um macarrão. O prato acompanha curry para ir regando o prato mas eu preferi sem.

 Nota: 10/10




 O rice with curry, se no Brasil temos o arroz com feijão, o equivalente no Sri Lanka certamente é o arroz com curry. Prato pedido sem adição de carne, que neste contexto não fez falta alguma devido a expertise no preparo de vegetais como mais uma vez aparecendo o pol sambol, temos também o melão amargo (conhecido em São Paulo como melão de são caetano), frito por imersão e depois refogado com cebola e especiarias, outro refogado de vegetais que não sei o nome e o seeni sambol com seu gosto doce, apimentado e levemente ácido. O curry, suave, da umidade ao arroz. Um prato perfeito.

 Nota: 10/10


 O valor dos pratos é mais alto do que em restaurantes populares, mas valeu cada rúpia gasta.




Comentários