Curitiba - Brasil

 

 Pela primeira vez estive na capital paranaense, e aos poucos vou conseguindo visitar os estados vizinhos de São Paulo, sei que há cidades interessantes em todos os estados brasileiros mas as capitais tendem a concentrar um maior número de restaurantes, incluindo as especialidades locais, que é o que mais me interessa.


 Curitiba é a capital mais alta do país, pouco mais de 900 metros acima do nível do mar, rodeada de atrações interessantes como os parques ecológicos. Para facilitar o passeio, a opção pelo ônibus turístico pode ser interessante, consegui visitar atrações relativamente longe da região central em apenas um dia.



 Infelizmente não há sistema de metro na cidade, quando precisei me locomover para mais longe, a opção foi app de transporte, mas há o conhecido sistema estação tubo que no passado revolucionou o sistema de transporte coletivo na cidade, contudo nos dias atuais me parece já um pouco saturado. 

 Fiquei hospedado na região central, onde ficou acessível a visita a locais de interesse turístico da cidade como a Rua 24 Horas (que hoje não funciona mais 24 horas) e o centro histórico em si como o Largo da Ordem, Praça Tiradentes até mesmo o parque Passeio Público.


 Outros locais interessantes, que fui com app de transporte, o Jardim Botânico e Praça do Japão, localizada já em uma área nobre da cidade. Durante o dia foi tranquilo caminhar pela cidade, no período noturno me pareceu ser mais seguro que regiões centrais de outras cidades que visitei aqui do Brasil, imcluindo a base de operações do blog, São Paulo.



 E também preciso falar do Mercado Municipal de Curitiba, local que se pudesse teria voltado mais vezes, gosto muito de visitar mercados municipais, lá podemos ver um pouco do que os locais gostam de consumir, por exemplo, na época que fui, havia muitos pinhões a venda, o mercado também conta com opções diversas de alimentação, cafés, não só dentro mas o entorno do Mercado Municipal me pareceu ser bem interessante.




 Quanto a culinária local, há pratos conhecidos como a carne de onça, uma versão local do steak tartare, o sanduíche de bolinho, entre outros mas o que me chamou muito atenção foi a costela bovina, que pessoalmente acho o grande tesouro curitibano da gastronomia, enfim, nas próximas semanas teremos postagens de restaurantes visitados na capital paranaense. 

Comentários