Som Tam Jay So - Bangkok - Thailand


 Este pequeno restaurante representa a culinária do leste da Tailândia, chamada de Isan. Interessante que esta culinária tem fortes laços com a do Laos, porém pelo que pesquisei com a colonização francesa no país vizinho modificou um pouco sua culinária fazendo com que os traços da culinária mais raiz ficasse em Isan. Uma característica interessante são os pratos coloridos e muitas vezes super apimentados, confesso que teve prato provado que estava muito acima do que aguento em se tratando de pimenta. Recomendo os videos do Mark Wiens, youtuber que foi onde peguei a referência deste restaurante e dos pratos inclusive (copiei e imprimi para levar) pois só ha atendimento na língua local.




 Tam Pa, esta salada de caranguejo e um tipo de escargot local foi a comida mais apimentada que já provei, e de longe a aparência não entregava toda potência de pimenta que tem. Foram uns 5 minutos de espera com vários goles de refrigerante gelado para passar o efeito da pimenta. Acho que o cítrico gosto do limão espremido com o adocicado gosto da carne do caranguejo ficaria interessante se eu não fosse um mero amador na resistência para pratos apimentados.
 Nota: 3/5 



 Tom Saeb é uma sopa feita a base de ossos e miúdos de porco, pouco gordurosa e com pedaços de nabo e fartos pedaços de lombo suíno tem um gosto bem pronunciado no caldo, sendo salgado e apimentado. Gostei bastante desta sopa, que me fez dar vontade de conhecer alguma cidade do leste da Tailândia algum dia.
 Nota: 5/5



 Kaw Moo Yang são pedaços de porco grelhado, pelo que li no blog do Mark são cortes do pescoço que na prática quando se come tem gosto e consistência do lombo. A coloração, rosada mostra como foi grelhada lentamente, quase atingindo a coloração de presunto, a carne é temperada apenas com sal pelo que pode sentir, com consistência firme e muito suculenta.
 Nota: 5/5



 A fonte de carbo que precisava para acompanhar todos os pratos foi o bom arroz que é a versão popular servida no leste chamado de Kow Neuw que é um arroz bem glutinoso servido em uma cestinha. O jeito de comer este arroz é ir pegando pequenas porções com a mão e ir comendo.
 Nota: 5/5

Comentários