Jinroku (2) - São Paulo - Brasil

 

 O cardápio do Jinroku é uma montanha russa, a questão não é aquela de ame ou odeie em relação a algum prato mas sim de alguns pratos serem bem feitos e outros bem longe disso.



 Vou começar do pior para o melhor nas minhas visitas, um prato bem raro de encontrar por aqui mas que é relativamente comum no Japão é o hayashi rice que assim como o kare rice é um prato ocidental que a culinária japonesa abraçou e nacionalizou. A versão do Jinroku tem um gosto de caldo industrializado misturado com tempero de macarrão instantâneo, sem exagero foi uma das coisas mais bizarramente ruins que comi até hoje em um restaurante japonês. Acreditem, a versão que era ou é servida no Sukiya é muito melhor.

 Nota: 1/10


 No menu tem alguns combos, e provei o yakimeshi e sauce yakisoba set que vem basicamente três pratos, o yakimeshi que a versão japonesa do arroz frito chinês (chao fan) que achei sem sal, faltou tempero, faltou um pouco mais de oleosidade. O sauce yakisoba é talvez a mais icônica versão do yakisoba japonês, bem diferente do nosso, é seco e um dos ingredientes chaves é o worcestershire sauce ou molho inglês para simplificar que faltou no caso, mais um prato que pecou pelo falta de sabor. E finalmente o combo conta com a sopa de vinagre, uma sopa interessante chinesa que vai ovos e tem um sabor azedo, e na versão servida o azedo é bem tímido mas mesmo assim a sopa estava boa, o melhor do trio. 

 Nota: 5/10





 Agora as coisas começam a melhorar, o wafu hambúrguer talvez seja o prato mais incompreendido para os que tem costume de ir em restaurante japoneses em São Paulo, especialmente para os que frequentam há muito tempo pois a comida japonesa por aqui por décadas teve sempre a mesma cara, com os mesmos pratos com raras exceções aqui e ali mas no Japão o hambúrguer como a proteína de uma refeição é relativamente comum pois é uma das formas mais em conta de se consumir proteína bovina por lá. Esta versão wafu leva um gostoso molho com shimeji, além do hambúrguer ser gostoso, sem ser muito compacto, facilitando o consumo com os hashis. 

 Nota: 8/10



 Eis agora um prato desses que muitos restaurantes japoneses servem, o katsudon. O milanesa de porco que é misturado com ovo, cebola e molho, A versão do Jinroku é bem feita, a carne suína estava úmida e o molho bem equilibrado entre o salgado e adocicado. 

 Nota: 9/10



 O mentikatsu é outro prato bem difícil de encontrar nos restaurantes japoneses por aqui e bem comum no Japão, seria tipo um bolinho de carne japonês, empanado e frito por imersão com interior soltinho e úmido e a casquinha crocante, exatamente desta forma é a versão do Jinroku. La em terras nipônicas é comum encontrar o mentikatsu sendo vendidos em supermercados e rotisseries como mistura. Lembrando que os acompanhamentos do teishokus mudam conforme o dia então tem dias que gosto mais e outros menos e por isso me limitei na postagem a falar somente sobre o principal. 

 Nota: 9/10



 Menu em QR.



Comentários