El Ajibe - Santa Cruz de la Sierra - Bolívia

 

 Este é um daqueles restaurantes que classifico como obrigatória visita para os que tem interesse na culinária local de Santa Cruz e região, localizado em um casarão antigo bem preservado, o El Ajibe além da gastronomia típica também trás um pouco da história da cidade. A culinária santa crucenha tem elementos diferentes das encontradas em altitudes maiores como La Paz, como por exemplo para meu deleite pessoal tem o uso do arroz como elementos importantes, seus pratos tem influência do clima e altitude, mas ainda assim conta com alguns elementos bem tradicionais como o uso da batata desidratada.




 Algumas bebidas típicas bolivianas presentes no cardápio, provei uma que pelo menos em Santa Cruz é bastante apreciada que é um refresco de milho torrado chamado chicha camba, que confesso ter achado um pouco forte mas foi interessante com seu sabor bem peculiar.


 Achei muito conveniente por parte do restaurante dar a opção ao cliente de poder optar por porções menores da sopa de maní, uma sopa clássica da cozinha boliviana a base de amendoim. Cremosa, saborosa, você não sente o gosto forte do amendoim presente, que leva proteína animal e legumes no seu caldo base. Simplesmente perfeita. A mandioca com molho a base de tomate a parte faz parte do couvert da casa.

 Nota: 10/10



 Agora um prato típico de Santa Cruz, o majao, um prato de arroz com pato ou carne seca local. A pedida foi o majao de charque tostado que seria uma versão seca do prato que tipicamente é caldoso. Em postagem futura falarei sobre a versão caldosa provada, mas nesta sentia bastante o gosto da carne seca presente, os pedaços de plátano frito acaba contrastando com seu leve adocicado e o ovo frito com gema mole é sempre bem vindo mas no fim o prato perde um pouco em relação a versão com caldo.

 Nota: 7,5/10


 Há uma variedade de pratos muito interessantes no cardápio, pena não ter conseguido ter voltado outras vezes. O preço é muito bom.





Comentários