Nasi Kandar Pelita - Kuala Lumpur - Malaysia

 

 O restaurante visitado tem outras unidades na grande KL, e o que visitei foge um pouco dos que você pode visitar na cidade pois tem um salão bem grande. Identifiquei dois tipos de menu, um a la carte onde você escolhe o que quer e outro é do nasi kandar, prato original de Penang, que remete a época da colonização britânica no país que trouxe muitos trabalhadores da Índia para trabalhar em obras de construção civil como ferrovias, e é em algum momento desta época que o prato surge, então o prato indo-malaio foi se tornando cada vez mais popular e hoje em dia é bem comum na capital da Malásia.



 A unidade visitada não fica muito longe das Petronas Tower, então acredito que se o leitor for visitar a cidade e quiser dar uma passada no Pelita não será um grande inconveniente. O sistema do nasi kandar funciona assim, o atendente fica com um prato com arroz em mãos e você vai escolhendo o que quer, e no fim é cobrado pelo o que você escolheu. 


 Primeiro o prato pedido a la carte foi o mee goreng, que é um dos três tipos de yakisoba mais populares no país, a santa trindade dos yakisobas tem ainda o kway teow e o hokkien mee, todos com características distintas. O mee goreng é ligado a comida de rua e feito na maioria das vezes pela comunidade de descendentes de indianos da Malásia. Uma característica observada foi o macarrão, não é firme e crocante como muitos gostam do yakisoba brasileiro, também como se pode notar na foto há sim uma ausência de mais legumes e carnes, isso é normal, a cobertura de chalotas fritas por imersão é outra característica marcante do prato. O erro clássico encontrado nesta versão foi o sal acima do que deveria, que acaba prejudicando a experiência, sal é conhecido por ser um realçador de sabor mas também um destruidor caso seja usado demais.

 Nota: 6,5/10


 O nasi kandar foi o segundo prato provado e item obrigatório pois é o carro chefe da casa. Arroz no ponto foi coberto com um característico molho bem escuro que aparenta mas não tem sabor forte, o outro um pouco mais claro é um pouco mais suave, reparem que o arroz é regado com dois e não um tipo de molho. Dos itens escolhidos, o frango frito estava bem gostoso, crocante por fora e macio por dentro, no caso você pode escolher entre peito e coxa (paha e dadá), o negócio amarelo era algum miúdo de frango que sinceramente não curti muito, e finalizando pelo melão amargo, em São Paulo conhecido como melão de São Caetano. Eu gostei, o amargor não estava muito forte, e rebateu bastante a fritura e o arroz com molho.

 Nota: 8,5/10


 Vou ficar devendo o valor pago pelo nasi kandar mas não foi caro, deve ter ficado entre 15 e no máximo 20 ringgts.



Comentários