Hai Som Tam Convent (2) - Bangkok - Thailand

 

 Minha primeira visita ao Hai foi em 2019 e é muito frequentado por turistas, o que muitas vezes pode não ser interessante por ter preços inflados, qualidade questionável da comida entre outras características que me deixa com pé atrás, contudo a única coisa que reparei no Hai voltado para os turistas foi exatamente pegarem mais leve com a pimenta, o que me agrada, pois apesar de gostar de pimenta, tenho meu limite pessoal de até onde o nível de pimenta possa ser agradável e não passar a ser um estorvo gustativo. Lembrando que o Hai é um restaurante especializado na culinária do nordeste tailandês, onde a pimenta é um elemento muito presente não só na variedade dos pratos mas a quantidade empregada em cada um. 



 O som tam é o carro chefe da casa, que possui variantes em seu cardápio mas pedi a versão mais popular com mamão verde desfiado e socado no pilão com molho de peixe, limão e pimenta vermelha. Um prato clássico que na versão do Hai vem com pimenta em um nível que me agrada demais, assim como a textura do mamão, o equilíbrio entre o molho de peixe, pimenta e limão achei perfeitos. Este molho da salada aliás é interessante ir comendo com o arroz glutinoso que faz ligação gustativa com os pratos de proteína a seguir.

 Nota: 10/10


 O kai yang é um frango feito na brasa, acompanhado do típico chilli doce tailandês. É serio que não comi isso da outra vez eu pensei comigo pois é um dos frangos na brasa mais gostosos que já provei, carne super macia e úmida, com gostinho do preparo no carvão. O molho servido é aquele industrializado que sinceramente não tira nem um pouco o brilho do prato, pelo contrário, estes molhos feitos na casa muitas vezes são super apimentados. 

 Nota: 10/10


 O kor moo yang é o corte do pescoço suíno feito na brasa e depois cortado bem fininho para ser servido. Sendo bem exigente, desta vez senti um pouquinho daquele "gosto de porco" mas não atrapalhou a experiência nem um pouco. Cada fatia de carne estava suculenta, e o molho, este mais encorpado que o do frango, combinou bastante com a proteína suína.

 Nota: 9,5/10


 Por fim o khao niao, ou arroz glutinoso tailandês, que leva horas para ser feito, já que não é cozido em água e sim feito no vapor para chegar na textura desejada. Este arroz combina com tudo, com a salada, com as carnes, fazendo um elo de ligação entre os sabores distintos dos pratos. 

 Nota: 10/10



 Preço muito bom, qualidade melhor ainda.




Comentários