Hanoi - Vietnam

 

 O Vietnã foi meu segundo destino após as Filipinas, onde adotei a mesma estratégia de um estadia mais longa, já que as diárias em hotéis, com valores dentro do meu orçamento, me permitiu ficar um tempo maior. Com mais tempo, aproveitei para fazer uma visita a capital do país, Hanoi, já que Ho Chi Minh City (me permitam falar Saigon) foi um dos destinos em 2016 e novamente será tema do blog logo.

 A foto de capa aparentemente parece ser aleatória, não é de nenhum local conhecido, mas fiquei admirado com este tipo de construção, que são muito comuns, especialmente no centro antigo, chamado de old quarter. O hotel onde fiquei hospedado tem este estilo de construção, muito estreito e comprido, com os andares superiores quase que construidos em degraus. 


 O centro antigo aliás é um dos locais a se visitar na cidade, que fica do lado norte do lago Hoan Kiem, outro ponto turístico da cidade. Caso queiram visitar Hanoi, guardem o nome deste lago, pois boa parte dos hotéis ficam em seu entorno. Do lado norte o centro caótico e muito vivo, com ruas estreitas, calçadas muitas vezes impossíves de transitar devido a tantas motos estacionadas. O comércio nesta área tem um apelo forte para o turismo, mas conforme você se afasta da região do lago, começam a aparecer muitas lojas para os locais. 

 Não sei exatamente como é a vida noturna em outras áreas da cidade mas o centro antigo é incrivelmente movimentado a noite, com restaurantes, bares, cafés, lojas e até mesmo uma feirinha noturna, voltada para os turistas surge.



  Contornando o lago Hoan Kiem você notará o contraste no lado sul, com surgimento de avenidas, e calçadas mais largas e convenientes para o pedestre, também notará que esta em uma região mais nobre da cidade. Não há muitos pontos turísticos, talvez possa citar a Opera House da cidade, e alguns restaurantes que visitei. Pontos turísticos aliás não faltam na capital vietnamita, o Mausoléu de Ho Chi Minh, o Templo da Literatura, algumas pagodas conhecidas e a instagramável Hanoi Train Street, onde ficam pequenos restaurantes e cafés que recebem turistas para ter a experiência de ver o trem passar a poucos centímetros de seus corpos enquanto tomam um bom café local. Confesso que se tivesse ficado mais dias na cidade teria entrado nessa, mas havia outras prioridades.



 Agora para finalizar alguns pontos para o visitante ficar atento, o aeroporto fica relativamente longe da cidade, e infelizmente a infraestrutura de transporte público do Vietnã ainda deixa a desejar, então eu fui de taxi, e voltei de taxi. Há de se atentar a taxas elevadas, na ida por exemplo achei o preço inflado, ainda mais que era noite, la pelas 22. Na volta eu pedi pra recepcionista chamar um taxi, e o valor final foi bem menor. Há golpistas de transporte, que oferecem transporte por valor X mas na hora é bem maior, tomem cuidado. O hotel saiu por um valor razoável, mas também era bem na melhor área de Old Quarter.

 Eu poderia ter explorado mais a cidade, na verdade no primeiro dia eu andei bastante mas a combinação do inverno seco com a poluição me deixou muito cansado no dia seguinte, acabei andando bem menos desde então. Este é o pior cenário, poluição com ar seco e frio. E falando em frio, é notável a diferença de temperatura, enquanto em Saigon ficava sempre entre 28 e 32 graus, em Hanoi peguei mínima de 9 a noite, então caso visitem na temporada de inverno do hemisfério norte, levem em conta que Hanoi segue estações definidas, diferentes do que estamos acostumados em um país do sudeste asiático.


 O fator segurança, seja dia ou noite, não senti em nenhum momento alguma sensação de insegurança na cidade. Excelente. 

 Quanto a comida, Hanoi tem suas diferenças em relação a Saigon e isso será um pouco esmiuçado nas postagens, algo que precisei ter em mente é que uma sopa quente em um ambiente de 10 graus te causa uma sensação reconfortante que se tomada em um ambiente de 30 graus não será igual. Então foi preciso um pouco de concentração na qualidade, não deixando o aspecto psicológico da sopinha quente x frio afetar as avaliações. Dito isto, o blog tem o prazer de apresentar os locais visitados em sua última visita a capital do Vietnã.


Comentários