Kilimanjaro Jamia - Nairobi - Kenya

 

 Alguns restaurantes que planejo visitar vou com expectativa mais alta do que outros, e o Kilimajaro sinceramente não esperava muito, vejam bem, restaurantes que são muito populares entre turistas, geralmente, possuem um bom serviço, cordial, e suporte a outras línguas no cardápio, eu me lembro quando visitei Siem Reap, no Camboja, ou na ilha de Phi Phi, na Tailãndia, onde praticamente todos restaurantes eram voltados para turistas. 

 A questão que sinceramente me deixa desconfortável em restaurantes assim nem seria os preços inflacionados, mas sim distorções na produção dos pratos, em parte para agradar o paladar dos turistas e em outra simplesmente por falta de capacitação de fazer um bom prato, só entra a questão de monetizar.

 A cartilha do restaurante para turistas foi sendo seguida quando entrei no Kilimanjaro, o gerente do local me recebeu, e fui muito bem atendido. Contudo ao olhar as mesas ao redor, percebi que somente havia eu de turista no salão, então não, não estava em um restaurante voltado para turistas, excelente, pensei comigo mesmo na hora.


 Foi a oportunidade de provar algum salgado queniano, as samosas, influência indiana, mas em um contexto local, recheada fartamente de uma aromática carne bovina moída. O gerente me falava de forma orgulhosa que as samosas eram fritas na hora, e eu entendo esse orgulho, já que havia visto samosas em outros locais, já fritas e esperando na estufa algum pedido. Isso certamente faz diferença, vieram fumegando, se não fosse as especiarias adicionadas a carne, pareceria bastante um pastel de carne do Brasil.

 Nota: 8,5/10



 Prato principal, o item escolhido foi o chicken biryani conforme o cardápio, ou biriani ya kuku em swahili. O frango cozido estava muito saboroso, especiarias indianas como cardamomo, canela e cominho, o iorgute que também entra como espessante, alho, gengibre, este frango cozido á moda swahili me surpreendeu. O arroz é outros capítulo a parte, o biryani do Quênia é aromático, fofo e leve. Ao contrário do arroz pulau/pilau queniano, onde o caldo do cozido da carne faz parte de seu preparo, aqui é puramente vegetariano. Apesar de todas especiarias, o prato não ficou pesado ou enjoativo.

 Nota: 9,5/10


 O cardápio não é muito extenso e é digital, então tentei editar os prints que fiz em uma imagem.



Comentários